Amor incondicional - Termos e condições NÃO se aplicam

O amor incondicional é o amor desprovido de qualquer coisa além de amor. É ilimitado, atemporal e não vem com quaisquer termos e condições. A beleza final do amor incondicional é que ele depende completamente de quem o dá e não de quem o recebe.


O amor incondicional é o amor desprovido de qualquer coisa além de amor. É ilimitado, atemporal e não vem com quaisquer termos e condições. A beleza final do amor incondicional é que ele depende completamente de quem o dá e não de quem o recebe.



Sim, optamos por amar incondicionalmente e também escolhemos a quem o daremos. E ainda, você está em êxtase de qualquer maneira: quando você dá amor incondicional ou quando você recebe.



Conteúdo

Definindo Amor Incondicional

Amor condicional vs. Amor incondicional



O amor incondicional é possível?

Como Amar Incondicionalmente

Como saber se alguém o ama incondicionalmente?



Definindo Amor Incondicional

Amor incondicional

preguntas de verdad o atrevimiento

Olhando para a frase “amor incondicional”, o entendimento simples e direto é amor sem quaisquer condições associadas. Você ama alguém, e é isso. Você não justifica seu amor pela pessoa, e a razão pela qual você a ama é porque você a ama. Simples! O amor incondicional é um amor altruísta que uma pessoa escolhe dar a outra sem esperar nada em troca.

O amor incondicional é geralmente atribuído ao amor de uma mãe / pais por seus filhos e ao amor de uma criança por seus pais. Quando ouvimos “amor maternal”, automaticamente entendemos que existe apenas amor, amor sem amarras, amor sem expectativas, apenas amor puro. Uma criança não se importa com quem são seus pais, sejam eles ricos ou pobres, bonitos ou feios, monstruosos ou generosos.

Eles simplesmente amam seus pais. No entanto, quando a criança cresce, o amor incondicional pode não ser mais incondicional. E isso pode acontecer de duas maneiras - amor dos pais pelos filhos e vice-versa. Mas vamos discutir isso mais tarde.

Agora, vamos dar uma olhada na origem do termo 'amor incondicional' para entendê-lo melhor. Carl Rogers, um psicólogo humanista que desenvolveu uma terapia centrada no cliente, menciona o “respeito positivo incondicional” como uma das principais condições para um relacionamento terapêutico.

Ele começou esse conceito na década de 1950 e em seu livro Sobre se tornar uma pessoa , ele deu crédito a Stanley Standal pelo termo. A consideração positiva incondicional está próxima do amor incondicional, pois incorpora uma aceitação calorosa e um cuidado genuíno sem qualquer condição. O amor incondicional não é o mesmo? Aceitar uma pessoa em sua totalidade, cuidando dela e não esperando nada em troca.

No entanto, isso significa que o amor incondicional só existia no século XX? Absolutamente não! No ensaio Ame publicado na Stanford Encyclopedia of Philosophy de 2017, Helm Bennett escreve que agapē é o que mais se aproxima do amor incondicional, pois é definido como amor independente de razões e é atribuído ao amor de Deus pelas pessoas e ao amor das pessoas por Deus. Kenneth Boa, DPhil, em seu artigo Os cinco amores - e o maior deles é o Agapē , define agapē como uma “escolha intencional de colocar os interesses de outra pessoa acima dos seus próprios; um amor altruísta, generoso (mesmo ao ponto do sacrifício) e incondicional. ”

Então, o amor que é aceitar com genuíno carinho e dar sem esperar nada em troca (nem mesmo o amor em si) é amor incondicional.

Leitura adicional: Amor platônico: a noção original e como alcançá-lo

Amor condicional vs. Amor incondicional

'Eu vou te amar se ...'

'Por que você não pode me amar como eu te amo ...'

'Eu sempre te amei muito, e é assim que você retribui o favor ...'

Levante as mãos se você já ouviu as frases / sentenças acima ou algo semelhante a elas! Isso é amor condicional para você. Quando o amor vem com um apego antes ou depois da palavra de amor, ele perde a incondicionalidade. Portanto, a maior distinção entre amor condicional e incondicional está obviamente nas condições anexadas.

Depois de aprender sobre o amor incondicional, o amor condicional pode começar a soar um pouco duro e até egoísta. No entanto, o amor condicional é mais prevalente e, digamos, mais lógico. Prevalente porque a maioria de nós pratica o amor condicional, consciente ou inconscientemente.

Por exemplo, o amor romântico é um amor totalmente condicional porque ambas as partes estão em um relacionamento romântico em que dão amor para receber amor (se não forem coisas puramente materialistas como presentes e beijos). E lógico, porque por que eu deveria te amar se não há nada nisso para mim? Dar e receber, equilíbrio, a terceira lei do movimento de Newton - tudo a favor do amor condicional. Direito? Errado.

Vejamos o amor condicional através da perspectiva humanística de Carl Rogers. De acordo com a American Psychological Association (APA), Consideração positiva condicional é 'uma atitude de aceitação e estima que outros expressam em relação a um indivíduo em uma base condicional, isto é, dependendo da aceitabilidade do comportamento do indivíduo de acordo com os padrões pessoais dos outros.' No entanto, Rogers acreditava que a consideração condicional impede o desenvolvimento psicológico, resultando em desajustes pessoais futuros.

Além disso, um estudo realizado na Universidade de Montreal descobriram que o amor incondicional “é mediado por uma rede neural distinta em relação àquela que medeia outras emoções” envolvendo sete áreas do cérebro. Para a pesquisa, todos os participantes viram uma série de fotos de pessoas retratando deficiência intelectual. Ainda assim, apenas os participantes do grupo controlado receberam instruções para sentir amor incondicional por eles.

As varreduras de fMRI do grupo controlado mostraram que dar amor incondicional ativou o sistema de recompensa do cérebro responsável pela liberação de dopamina, o neurotransmissor responsável por nossas sensações de prazer.

À primeira vista, o amor condicional parece prático, mas o amor incondicional se sai melhor a longo prazo. Eu confio em você para tomar uma decisão informada quando for a hora de escolher como deseja amar.

O amor incondicional é possível?

Amor incondicional

O amor incondicional é uma questão de escolha. Portanto, se o amor incondicional é possível ou não, depende de nós, os indivíduos.

Em seu artigo Sobre o amor: condicional e incondicional John Welwood escreveu sobre como o amor incondicional é comum. De acordo com ele, consideramos o amor incondicional como um 'ideal elevado a ser perseguido' e, como resultado, 'nos distanciamos dele, obscurecendo sua natureza básica e simples'.

Para entender o amor incondicional, devemos voltar ao básico e confiar em nosso coração, que ele enfatiza na abertura porque na verdade prospera no amor que flui livremente. Ele acredita que o amor “em sua essência mais profunda não conhece as condições e é totalmente irracional”.

Pensando bem, o amor que um recém-nascido e seus pais experimentam pode ilustrar a natureza básica e simples do amor incondicional. Como um recém-nascido, eles são desprovidos de condições, e podemos duvidar que os pais comecem listando os motivos para amar seu filho.

Quais são as chances de uma nova mãe pedir ao recém-nascido para ouvi-la e ser obediente, ou então ela reprimirá seu amor? Que tal um novo pai listando as condições que o filho deve respeitar e ganhar amor paternal?

Em vez disso, você testemunhará o fluxo do amor incondicional, o amor básico e comum, dominando os corações desses novos pais. E tudo porque (para citar Welwood) “O amor incondicional tem suas razões que a razão não pode conhecer.”

Por outro lado, o amor condicional tornou-se a norma no mundo acelerado e sedento de dinheiro de hoje e mercador de poder. Aprendemos desde a infância a nos comportar “bem” para ganhar alguns brownie points.

vida relajada

Nosso estilo de vida voltado para a recompensa continua nos levando a nos concentrar em “ganhar” amor, “merecer” amor, “trocar” amor para coexistir por meio de um relacionamento simbiótico. Existem vantagens com certeza; afinal, é mutuamente benéfico para todas as partes envolvidas.

Devido à facilidade e conforto que o amor condicional oferece, embora de curta duração, preferimos permanecer em nossa bolha de amor condicional e construir paredes de concreto ao redor de nosso coração contra o amor incondicional e colocá-lo em uma torre de marfim inacessível.

Então, o que deveria ter sido a forma padrão de amor se transforma em um alto ideal, e nos tornamos alheios que podemos e somente nós podemos desfazer tudo.

Então, o amor incondicional é possível? Absolutamente sim! A questão é: estamos prontos para amar incondicionalmente?

Leitura adicional: Aceitamos o amor que acreditamos merecer

Como Amar Incondicionalmente

Quando você pensa em como o amor incondicional é natural e espontâneo, talvez tenhamos que começar a nos perguntar se essa não é a única maneira de amar.

  • Acredite na existência do amor incondicional: Vivemos uma vida tão acelerada que não temos tempo para “ ficar e olhar ”E maravilhe-se com a visão de um pôr do sol carmesim ou com o delicioso aroma do estrogonofe que sua mãe está fazendo. Esses simples prazeres da vida são absolutamente gratuitos, mas nós os negligenciamos por tanto tempo que parecem inacessíveis. O amor incondicional compartilha um destino semelhante. É totalmente gratuito e acessível quando você começa a acreditar nele.
  • Amar alguém incondicionalmente é uma escolha: ver para crer e acreditar é ver. Depois de acreditar no amor incondicional, você começará a vê-lo em todos os lugares e em qualquer lugar. Então, torna-se uma questão de escolha. Quando você conscientemente escolhe amar uma pessoa incondicionalmente, você põe de lado seu julgamento, silencia seu crítico interior e completa e calorosamente os aceita em sua vida, em seu coração, e os ama por quem / o que eles são em sua totalidade.
  • A prática leva ao amor incondicional: estamos acostumados a termos e condições, por isso será desafiador não esperar nada em troca. Muitas vezes, às vezes, você tem que afastar os e se apenas isso pode zumbir e ameaçar sua escolha. Nessas ocasiões, lembre-se do ensinamento taoísta de clarificar a água lamacenta: 'deixe ficar claro.' Portanto, seja paciente e continue praticando contra as dúvidas até que se torne um hábito.
  • Aprenda a amar a si mesmo incondicionalmente: já que você precisa de um pouco de prática, por que não começar por você mesmo. As palavras de Ravi Shankar soam muito reais: “Encontre o amor que você procura, primeiro encontrando o amor dentro de você”. Somos levados a acreditar que amar a nós mesmos é “egoísmo” e é exatamente assim que nossas águas se turvam. Fique calmo, mantenha o foco, mantenha o curso!
  • Meditação Loving-Kindness (LKM): A meditação se tornou sinônimo de medicação, pois tem inúmeras recompensas que beneficiam tanto a saúde física quanto mental. LKM, em particular, pode ajudar imensamente na compreensão e no desenvolvimento do amor incondicional. Um estudo sobre o efeitos do LKM na conexão social mostrou que apenas alguns minutos de LKM ajudaram a aumentar 'os sentimentos de conexão social e positividade em relação a novos indivíduos nos níveis explícito e implícito'. Acredita-se que LKM desenvolve componentes de amor incondicional como positividade, conectividade e aceitação final.

Como saber se alguém o ama incondicionalmente?

Amor incondicional

Se você acredita que o amor incondicional pode ser qualquer coisa das cenas de filmes de Hollywood com incríveis pontuações de fundo, é hora de uma verificação da realidade, porque é mais implícito do que explícito. Para saber se alguém o ama incondicionalmente, você deve sentir, e não ver isso imediatamente.

  • Eles ouvem você: Ouvir não envolve os dois ouvidos; consiste também na mente e no coração. Eles farão você se sentir ouvido porque o ouvem de todo o coração.
  • Eles aceitam você: Você talvez seja um trabalho em andamento, mas ainda assim uma obra de arte. Onde outros podem vê-lo como uma moita de argila, eles verão a obra-prima.
  • Eles são gentis, mas não cegos: Eles ficarão chateados se você lhes der motivos suficientes, mas deixarão passar porque sabem que você é mais do que um erro momentâneo.
  • Eles estão lá para você: Se você precisa de um ombro para chorar ou de um saco de pancadas para dar alguns socos, eles encontrarão uma maneira de estar ao seu lado.
  • Eles vão dar e perdoar: Mesmo quando você continua a entender e esquecer ... sem sobrancelhas levantadas, sem perguntas, sem julgamento feito.
  • Eles fazem o seu pior eu se sentir menos mal: Mesmo no nosso melhor, somos os nossos piores críticos, mas para eles, você nunca deixa de surpreendê-los. Você é o milagre deles!
  • Eles se amam incondicionalmente: Eles amam a si mesmos, apesar de serem imperfeitos. Eles são super confortáveis ​​em sua pele com falhas e tudo.
Leitura adicional: Amor vs. Paixão: 21 Sinais Indicadores

Conclusão

O amor incondicional desafia tudo o que nos condicionamos a acreditar, que há um preço a pagar por tudo e que nada é totalmente gratuito. Em um mundo onde cada ser começa ou termina em algum lugar com uma série de termos e condições aplicáveis, o amor incondicional se destaca da multidão. Por mais sublime que possa parecer, mas a única forma de amor é o amor incondicional. Então, ame e ame incondicionalmente.

Mostrar referências

Referência

  1. Beauregard M, Courtemanche J, Paquette V, St-Pierre EL. A base neural do amor incondicional. Psychiatry Res. 15 de maio de 2009; 172 (2): 93-8. DOI: 10.1016 / j.pscychresns.2008.11.003. Epub 25 de março de 2009. PMID: 19321316.
  2. Helm, Bennett, 'Love', The Stanford Encyclopedia of Philosophy (edição do outono de 2017), Edward N. Zalta (ed.)