Amor platônico - a noção original e como alcançá-la

Amor ... O conceito contemplado por filósofos, poetas e pessoas comuns desde o início dos tempos. Algo que todos nós nos esforçamos para entender, chegar perto e, finalmente, experimentar.


Amor ... O conceito contemplado por filósofos, poetas e pessoas comuns desde o início dos tempos. Algo que todos nós nos esforçamos para entender, chegar perto e, finalmente, experimentar. Existem realmente tantas definições diferentes de amor ou realmente nos desviamos tanto que não somos capazes de reconhecer o significado disso?



O que é amor platônico?

Amor platônico



O termo amor platônico vem originalmente do filósofo Platão, que descreveu sua noção de amor em seu famoso texto ‘O Simpósio”.

De acordo com Platão, existem diferentes estágios de apreciação e amor pelos quais uma pessoa deve passar se se sentir inclinada a experimentar o amor divino e supremo, denominado 'O Belo'. Esses diferentes estágios são representados por 'The Ladder of Love - The Ascent to the Beautiful'.



Então, não se deixe assustar, cada passo do caminho é importante e bonito à sua maneira.

Todos os degraus são necessários e precisamos subir essa escada do amor até o topo e, então, apreciar a vista.

A escada do amor :



  1. O bonito
  2. Conhecimento
  3. A beleza das leis e instituições;
  4. A beleza da alma
  5. A beleza do corpo

Portanto, ao contrário da crença popular, o amor platônico não é esse amor não corporal e não físico. Não é essa bela troca de emoções que exclui a atração física e erótica. Pelo contrário, é a inclusão de todos. Tenho certeza que você já ouviu pessoas falando sobre o amor platônico em suas conversas cotidianas, agora é um conceito mainstream, porém, mal compreendido. Deixe-me explicar o que quero dizer com isso.

O que Platão realmente queria dizer é que a apreciação de um belo corpo, essa atração física, o amor por uma pessoa bonita é apenas o primeiro passo do caminho. Mas não é tudo. É assim que tudo começa. Quando você sente todas essas emoções positivas por um homem ou uma mulher, você se sente atraído por ele no momento em que o vê, isso é apenas o amor por um corpo bonito.

Porém, o que é fundamental entender é que é assim que sempre começa, e o que acontece depois, quando você começa a subir a escada, essa atração física se torna cada vez menos importante. O amor de uma pessoa bonita nunca deve ser a história toda.

Agora, você não deve parar por aí. Esse é apenas um convite para continuar subindo e, se você atender, pode levar você a valorizar coisas maiores.

O que normalmente vivenciamos na próxima etapa é uma conversa rica com outra pessoa, passamos a admirar outras pessoas por suas qualidades, desejos, atitudes - essa é a beleza da alma. No entanto, é aqui que tudo se torna interessante. Quando você vai além de um único relacionamento, está ascendendo ao nível de beleza e apreciação de mais de uma pessoa. Isso está além da singularidade, isso é algo que afeta a todos nós, regras coletivas que afetam nosso sistema. Este é um nível de beleza ainda mais profundo.

Você começa a apreciar a natureza, os eletrodomésticos da sua casa e todas as pessoas em geral. Vamos subir um degrau mais alto para que você possa apreciar a coragem, a sabedoria e a justiça. É aqui que você pode experimentar a emoção de uma palavra bonita e uma compreensão mais profunda do mundo. Além disso, a ideia de amor de Platão não exclui os desejos sexuais, ele apenas enfatiza o fato de que existem emoções mais profundas e sentimentos de êxtase que são experimentados assim que a beleza física é apreciada.

Platão está chamando você para perceber algo que está além do que encontra o olho humano, você vai responder?

Finalmente, alcançamos o máximo 'O Belo' - a própria forma da beleza. Isso é sinônimo de bem, a própria beleza, amor eterno, imutável e imutável. Porque, quando você ama algo, você o inclui como parte de si mesmo, não há necessidade de apego porque nenhuma separação é percebida. O amor supremo percebe tudo como um, a unidade de todos.

Como alcançar o amor platônico?

Amor platônico

É importante entender que seu subconsciente é extremamente importante, ele desempenha um papel muito maior em sua vida do que a consciência. Se o seu desejo é alcançar este tipo de amor supremo, o amor no qual tudo é um, comece a se questionar fazendo o seguinte:

  1. Certifique-se de mergulhar profundamente em seu subconsciente;
  2. Quais são as características que você admira na outra pessoa?
  3. Quais são as características que você despreza na outra pessoa?

Para perceber as outras pessoas como parte de você mesmo, você deve estar pronto para primeiro compreender que seu subconsciente tem um papel muito maior na decisão de por quem você se sente atraído do que sua consciência. É por isso que tantas vezes não podemos explicar. Essa atração realmente reflete nossa percepção infantil de amor.

relación hoy en día

Em outras palavras, se nossos pais nos fizeram sentir solitários, foi isso que nosso subconsciente adaptou como definição de amor. Amor = solidão. Como resultado, quando crescemos, nos sentimos atraídos por pessoas que desencadeiam essa emoção e sentimos que deve ser amor. Apenas entender isso e tentar lembrar de nossos relacionamentos de infância é um grande começo. Quando você vê sua definição subconsciente de amor, você é capaz de mudá-la e, com o tempo, substituí-la por uma nova, que inclui a totalidade.

O fato é que existem alguns traços específicos que sempre admiramos nas outras pessoas, e essa é uma maneira fácil de descobrir quais são os traços que rejeitamos a contragosto em nossa infância. Essas são as qualidades positivas não aceitáveis ​​em nossa família em que crescemos. Quando crescermos, glorificaremos essas características nas outras pessoas, cuidaremos delas e idealizá-las.

Por exemplo, podemos glorificar uma pessoa por sua capacidade de se defender e falar o que pensa sem medo. Nosso subconsciente vai querer se tornar completo novamente ao entrar no relacionamento. É assim que a necessidade pode ser satisfeita externamente, dá a sensação de se tornar inteiro novamente. Uma das maneiras de alcançar esse sentimento completo de amor é amar uma pessoa que exibe essa característica.

Finalmente, esteja pronto para olhar para as características que você despreza nas outras pessoas, que você absolutamente odeia e não consegue suportar. Esses são os traços que você rejeitou em sua infância, não sabia como lidar com eles e, mais importante, seus cuidadores não.

Por exemplo, se seus pais não conseguiram lidar com sua raiva, pelo amor deles, você a rejeitou e negou, e se tornou essa pessoa pacífica. Claro, tudo isso aconteceu sem muito da sua percepção consciente, de modo que você suprimiu completamente e se tornou inconsciente.

A pessoa por quem você se sentirá atraído é uma pessoa muito zangada. É a sua mente subconsciente trabalhando, tentando satisfazer suas próprias necessidades. Vocês juntos se sentirão mais inteiros, mas sentirão muita dor, porque cada um será um lembrete do que está perdido.

Você aqui novamente tem a chance de começar a encontrar maneiras de aprovar honestamente aquele traço que você odeia, o que o levará a uma integridade maior e, finalmente, ao amor de todos.