Você acha difícil interagir com as pessoas? Você não consegue expressar sua opinião ou seus sentimentos? Você se importa muito com o que os outros pensam de você? Você nunca está no centro das atenções em reuniões sociais?
Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, o convidamos a conhecer alguns segredos para superar a timidez e aumentar sua autoconfiança e, assim, conviver melhor com as pessoas ao seu redor.
A maioria das pessoas tímidas (65%) acredita que são resultado de circunstâncias externas, como o controle excessivo de suas famílias. Eles o trataram de forma autoritária ou superprotetora, ou você já sofreu bullying na infância. Não confunda timidez com introversão, pois o último conceito se refere a uma base biológica da personalidade, enquanto a timidez em si costuma ser um problema no relacionamento com os outros. 23% atribuem sua timidez a causas internas, como a baixa autoimagem. Felizmente, 86% das pessoas tímidas estão otimistas para melhorar seu problema se propuserem.
A timidez, assim como qualquer outro problema, precisa de orientação e acompanhamento profissional, mas nos casos leves, há dicas que podem ajudar a superá-la.
Tente não ser tão duro consigo mesmo
Não se esforce tanto quando estiver cercado de pessoas e acredite que suas contribuições não saem como você deseja. Não se preocupe. A maioria dos julgamentos não é baseada em fatos, mas em pensamentos negativos, você aprendeu sobre o que deveria ser um comportamento social ideal. A perfeição não existe.
Responda a situações sociais com autenticidade
Não seja reativo a eles. Não tente estabelecer uma atitude ou comportamento que você não está sentindo. Ria se achar engraçado algo, não por causa de concessões. Fale se quiser falar, não porque a situação o exija.
Aprenda e não tenha medo de dar passos em direção a novos comportamentos em situações sociais
A realidade deve ser concebida de uma certa maneira, como um teste. Experiência, não há nada mais emocionante do que experimentar, mesmo “mal”. Na verdade, são lições para você e experiências únicas que lhe trazem: você está plantando sementes que mais cedo ou mais tarde vão dar frutos.
Você pode praticar novos comportamentos sociais com pessoas de confiança
Prefieres preguntas sucias
Você pode praticar com seus parentes enquanto se adapta à conversa. Mantém contato visual, desenvolve a linguagem corporal, expressa suas idéias e emoções ... Aos poucos você vai se sentindo mais confortável, e irá expandir seu alcance.
Se você tem evitado fazer algo, pode escrever o que vai dizer
Você gosta de escrever? Você pode testar a interação escrevendo-a em um caderno ou em frente ao espelho até se sentir confortável. Sem obsessão: lembre-se que fracassos devem ser entendidos como sucessos, pois você relatou um aprendizado que o ajudará no futuro.
preguntas para hacerle a la novia del hijo
Deixe-se envolver em reuniões de grupo
É uma boa ideia estar em grupos e ambientes frequentes em que o interesse deles corresponda ao seu e tente conversar com novas pessoas. Você pode se envolver em conversas nas quais pode contribuir muito, e talvez a partir daí seja mais fácil passar o nível pessoal com seus parceiros.
Não se preocupe com a aceitação social
Pratique sua assertividade e não tenha medo de ser mais espontâneo. Na verdade, ser espontâneo é algo muito positivo e, se você for espontâneo, pode ter certeza que os outros vão apreciar isso. Diga o que você pensa com honestidade e assertividade, e é provável que as pessoas o aceitem e se mostrem receptivas às suas opiniões.
Adquira o hábito de falar na frente de mais pessoas
Comece a fazer você enxergar em situações em que pode se sentir mais confortável. Embora você não perceba, este será um bom treinamento para você e seu cérebro assimilará que falar na frente de outras pessoas não apresenta nenhum risco; Não há nada a temer.
Se você se sentir nervoso e tímido, você pode se lembrar disso
Se você alguma vez intoxica os nervos, lembre-se de que existem grandes pessoas na história que superaram a timidez. Embora cara, a timidez não será um obstáculo para atingir seus objetivos pessoais e profissionais.
Evite críticas constantes ou perfeccionismo
Muito do constante autoexame a que as pessoas tímidas são submetidas se baseia em suas expectativas, que são muito altas. Eles acreditam que suas opiniões devem ser as mais interessantes e os comentários devem ser aceitos por todos. Dessa forma, eles estão criando reivindicações que são impossíveis de alcançar. E você não pode seguir em frente se não se permitir cometer erros. Erros são essenciais para o aprendizado. O perfeccionismo contém muitas críticas e um alto nível de exigência, o que impede o desenvolvimento psicológico da pessoa. É, portanto, necessário ser mais tolerante consigo mesmo e se tratar bem.
Inscreva-se em qualquer atividade que o ajude a superar sua timidez
Procure uma atividade criativa que você goste de aprender como pintura, teatro, dança… Além de aprender algo que o atraia, conheça novas pessoas com interesses semelhantes. Essas atividades o ajudarão a se sentir integrado em um grupo e a controlar sua linguagem corporal e emoções. Se você optar pelo teatro, por exemplo, não é necessário que de repente seja o protagonista da peça. Você pode começar a ajudar nos bastidores com fantasias ou tocar algumas falas. Gradualmente, você aumentará sua autoconfiança.
Espero que essas dicas ajudem você a descobrir como parar de ser tímido. Não deixe que a timidez limite o seu potencial ou condicione as suas relações sociais.