Esta é uma situação típica de trabalho.
Seu chefe lhe oferece uma promoção. Tudo que você precisa fazer é preparar uma apresentação do novo projeto em que está trabalhando e mostrá-lo à alta administração.
De repente, seu colega aparece do nada e oferece ajuda, garantindo que você permanecerá no controle da situação. Você trabalha na maior parte da apresentação, enquanto seu colega ajuda com pequenas alterações.
No dia da apresentação, porém, você tem uma emergência, que o obriga a adiá-la. Mas seu colega garante que pode apresentar o projeto em vez de você, mas lhe dará todo o crédito pela apresentação e pelo trabalho por trás dela.
E enquanto você está tentando lidar com sua emergência, eles apresentam o projeto e ...
Sim, roube todo o crédito e obtenha a promoção em vez de você.
Você encontrou um lobo em pele de cordeiro.
Não apenas encontrou, mas se tornou sua presa. Mesmo se você abordá-los para tentar recuperar o controle, eles vão retrucar e dizer que contribuíram com este projeto também. E de repente é você quem está com a culpa, sendo egoísta e tentando roubar todo o crédito.
A psicologia de um lobo em pele de ovelha
ya no tengo fósforos en yesca
‘Um lobo em pele de cordeiro’ é um ditado que nos chegou da Bíblia, onde, no Evangelho de Mateus 7:15, Jesus avisa seus alunos sobre falsos profetas, a quem ele chama de lobos em pele de cordeiro.
O ditado, no entanto, foi popularizado pela fábula de Esopo, na qual o lobo tenta enganar o pastor vestindo roupas de ovelha e ataca o rebanho, mas é morto.
Hoje, esse ditado é usado na psicologia para caracterizar diferentes tipos de comportamento predatório. Há uma grande variedade de personalidades, que os psicólogos chamam de lobos em pele de cordeiro - de abusadores emocionais a pessoas agressivas veladas.
Mas há uma palavra que você pode usar para caracterizar todas essas pessoas - elas são manipuladores.
Seu comportamento manipulador, por sua vez, gera toda uma gama de outros traços característicos.
Leitura adicional: 5 tipos de pessoas tóxicas e como identificá-las e lidar com elas
Traços distintivos de um lobo em pele de ovelha
- Apatia agressiva. Lobos em pele de cordeiro são o completo oposto de serem empáticos. Você não pode dizer que eles não reconhecem suas emoções ou as levam em consideração. Eles fazem, mas o fazem para seu próprio benefício. Às vezes, eles estão tão cientes de seus sentimentos que sabem que cordão puxar para provocar o comportamento de que precisam.
- Obsessão por controle. Essas pessoas são obcecadas por poder e autoridade. Assim que estiverem de olho em algo, ficarão obcecados em manter a situação sob seu controle total. Eles ganham autoridade, entretanto, não mostrando seu conhecimento ou experiência, mas pela manipulação.
- Comportamento destrutivo. Esse traço decorre de uma obsessão por controle. Os lobos em pele de cordeiro fariam qualquer coisa para conseguir o que desejam, mesmo que se trate de causar danos (mais frequentemente emocionais) às suas vítimas. Eles não estão com sede de sangue, mas se chegar a esse ponto, eles não vão recuar.
Um lobo em pele de ovelha é um sociopata?
Se você olhar mais de perto esses traços, poderá notar que eles sugerem um comportamento sociopata.
No entanto, um lobo em pele de cordeiro não é necessariamente um sociopata. Embora ambas as personalidades mostrem comportamento anti-social por quebrar as regras e não se sentir culpado pelo mal que causaram, um lobo em pele de cordeiro está muito ciente das emoções e sentimentos dos outros, enquanto um sociopata não os reconhece de forma alguma.
Em outras palavras: um sociopata muitas vezes ignora as emoções completamente, enquanto um lobo em pele de cordeiro as manipula e as usa em seu benefício.
Leitura adicional: Como lidar com pessoas egoístas
Como detectar um lobo em pele de ovelha
Aqui estão algumas dicas sobre como você pode expor um lobo em pele de cordeiro antes de ser vítima de suas manipulações.
Todas as suas ações devem ter como objetivo forçar um lobo em pele de cordeiro a mostrar os dentes. Veja como você pode tentar fazer isso.
1. Fale com eles sobre uma pessoa que vocês dois conhecem
Todo o conceito por trás de uma pessoa ser um lobo em pele de cordeiro é tentar se encaixar. Para fazer isso, a estratégia preferida dessas pessoas é ser excessivamente legal.
E embora os empatas sejam as vítimas mais frequentes de lobos em pele de cordeiro, eles não são capazes de distinguir entre 'bom' e 'bom demais'.
Existe uma maneira, no entanto, de como você pode trazer as verdadeiras intenções do lobo à luz.
Deve haver uma pessoa que você e o lobo compartilhem. Tente discutir essa pessoa com o lobo, mas certifique-se de que ela não esteja por perto.
O que você notará instantaneamente é a mudança instantânea de cores. Um lobo anteriormente 'bom' não se intimidará em mostrar engano e desprezo por esta pessoa. Mesmo a menor mudança em seu tom já mostrará suas verdadeiras cores.
O que você também notará é a maneira como eles tentam mostrar sua superioridade ao falar sobre essa pessoa.
2. Peça para falar mais sobre eles
Você pode se surpreender ao saber que os lobos não estão ansiosos para falar sobre si mesmos. E quando você perguntar a eles, a história deles parecerá dispersa e cheia de buracos.
Veja como você pode fazer isso.
Peça-lhes que contem uma história de sua vida. Durante a história, faça tantas perguntas detalhadas quanto possível. Onde a história aconteceu, quando aconteceu, quem envolveu, quem são essas pessoas.
Depois que eles terminarem de falar, faça a pergunta de controle sobre os detalhes que você descobriu antes. Há uma chance muito alta de que alguns desses detalhes não se encaixem.
3. Teste sua paciência
A impaciência é um dos traços mais distintivos do lobo em pele de cordeiro. E esse comportamento começa a aparecer por meio de micro-sinais, que podem ajudá-lo a evitar o próximo ataque do lobo.
Digamos que você seja a vítima da situação que descrevemos no início de nosso artigo e seu colega seja o lobo. Quais são os micro-sinais que podem alertá-lo sobre seu comportamento predatório?
- O lobo aparentemente aparece do nada, oferecendo “ajuda”.
- Eles fazem seu trabalho rapidamente, muitas vezes perguntando sobre o progresso.
- Eles nunca concordam em adiar o resultado.
Em todas as reações mencionadas acima, você pode rastrear a impaciência do lobo. Se você reconhece esses sinais no início, pode tentar expor o lobo testando sua paciência:
- Em troca, pergunte sobre seu progresso. Provavelmente, você receberá uma resposta inconsistente, pois o lobo terá medo de se entregar.
- Adie deliberadamente os resultados. Em breve, você notará que eles ficarão zangados com você, o que, em troca, exporá suas verdadeiras intenções.
- Pergunte diretamente que benefício eles procuram. Visto que os lobos sempre são movidos por motivos egoístas, é improvável que eles se entreguem sendo honestos. Ser franco com eles os deixará desequilibrados.
Tenha cuidado, entretanto.
Testar a paciência do lobo em pele de cordeiro pode sair pela culatra. Lembre-se, se eles estão tramando algo, eles não se esquivarão de nada para alcançar o que pretendem.
Leitura adicional: Diferencie amigos reais e amigos tóxicos
Qual é o próximo?
Ir embora.
como cuidarse bien
Assim como acontece com qualquer pessoa tóxica em sua vida, uma vez que você percebe os verdadeiros motivos de um lobo em pele de cordeiro, é melhor não se envolver em um confronto e ir embora imediatamente. Dessa forma, você cuidará da sua saúde mental e evitará um escândalo (que um lobo definitivamente espera de você). Portanto, não brinque com suas manipulações.
Cuidado ao Reduzir Cada Pessoa ao Nível do Lobo
Depois de ser vítima de um lobo em pele de cordeiro, é difícil confiar nas pessoas.
As chances de encontrar um lobo em pele de cordeiro são muito altas, e você provavelmente já teve pessoas assim pelo menos uma vez na vida. Essas pessoas podem prejudicar seriamente a sua confiança em outras pessoas, mas é importante lembrar que nem todas as pessoas no seu caminho são um lobo em pele de cordeiro.
Confie mas verifique. Ações falam mais alto que palavras. Manter esse conhecimento em sua mente será seu melhor escudo contra um lobo em pele de cordeiro.