Gaslighting é uma forma consciente ou inconsciente de manipulação psicológica, que ocorre quando outra pessoa confunde a vítima e a faz acreditar que a culpa é dela (1).
Qualquer pessoa pode ser vítima de iluminação a gás, especialmente se estiver em um relacionamento abusivo. Gaslighting é uma técnica comum de abusadores, autoritários, narcisistas e líderes de seitas. Isso é feito de forma gradual e em etapas precisas, para que a vítima não descubra que está sendo acesa a gás. O abuso é sutil no início, onde o agressor pode desafiar uma pequena história. Por exemplo, o agressor fará a pessoa acreditar que ela estava errada e a forçará a seguir em frente com o trauma.
No entanto, em estágios posteriores, o agressor pode desafiar a memória da pessoa e fazê-la acreditar que está distorcendo o próprio evento. Existem algumas representações na mídia, como o filme Gaslight (1944), onde um homem influencia sua esposa a ponto de ela pensar que ela é psicótica.
Estágios de iluminação a gás
De acordo com o Dr. Gary Bell (2), existem sete estágios de iluminação a gás que são aparentes em um relacionamento abusivo. Lembre-se de que a ordem e o número de etapas podem ser diferentes, dependendo da situação.
Estágio 1: mentir e exagerar
Nesse estágio, a pessoa que está fazendo a iluminação a gás gera uma descrição indesejável da pessoa que está sendo iluminada. Por exemplo, o isqueiro pode dizer “Há algo errado e incompetente em você”. Essa falsa acusação generalizada é baseada em uma visão tendenciosa, ao invés de objetiva. Portanto, isso pode fazer com que o gás leve a crer que há algo errado em sua perspectiva das coisas.
Estágio 2: Repetição
Aqui, o isqueiro repete as falsas acusações inúmeras vezes para mantê-lo sob controle. O isqueiro também domina o relacionamento usando essa tática porque a outra pessoa não consegue ter uma conversa produtiva sem ser criticada.
Etapa 3: escalar quando desafiado
Quando o isqueiro é pego, eles pioram a situação para a outra pessoa, aumentando seus ataques, usando negação, culpa e mais acusações falsas. Isso causa mais danos à pessoa que está sendo iluminada a gás, pois ela fica em mais confusão e em estado de choque.
por qué las relaciones son una pérdida de tiempo
Etapa 4: Desgaste a Vítima
O isqueiro fica mais ofensivo a cada dia, o que desgasta a vítima emocionalmente, mentalmente e até fisicamente. A vítima fica desanimada, submissa, cínica, terrível, enfraquecida e insegura neste estágio. Em alguns casos graves, as vítimas começam a questionar sua sanidade enquanto tudo ao seu redor começa a oprimi-las.
Etapa 5: Formar Relacionamentos Co-dependentes
A co-dependência é categorizada por uma pessoa pertencente a um relacionamento unilateral disfuncional em que uma pessoa depende da outra. Esse excesso de confiança é usado para atender às necessidades emocionais, mentais e de auto-estima. O isqueiro sempre cria ansiedade e insegurança na outra pessoa, o que a torna muito vulnerável. O acendedor de gás é tão dominante nessa relação que eles têm o poder de conceder reconhecimento, endosso, respeito, segurança e bem-estar. No entanto, o isqueiro a gás pode tirar todas essas coisas quando quiserem. Portanto, uma relação co-dependente é baseada no medo, marginalização e extrema falta de defesa.
Etapa 6: dê falsas esperanças
Um isqueiro pode usar uma tática de manipulação para tratar a vítima com gentileza e um pouco de amor, para dar-lhes falsas esperanças de que as coisas vão melhorar. Devido ao aspecto de co-dependência, esta etapa será mais natural para o acendedor de gás, pois a vítima geralmente confia demais no acendedor. Neste contexto, a vítima pode pensar: ‘Talvez eles não sejam realmente tão maus e, afinal, me amam.”
Mas, por favor, não caia nessa. Este é um esquema bem planejado para inspirar satisfação. Essa felicidade é de curto prazo antes que a iluminação a gás comece novamente.
Estágio 7: Dominação e Controle
O objetivo de longo prazo de uma pessoa que está acostumada a dominar e assumir o controle do relacionamento. Eles gostam de estar no poder e que as pessoas façam o que eles dizem. Isso lhes permite tirar vantagem da outra pessoa e também prejudicá-la drasticamente.
Leitura adicional: 7 sinais que revelam que você está em um relacionamento da chama gêmeaComo identificar se você está sendo iluminado a gás
No início, pode ser muito difícil detectar se você está sendo iluminado a gás, porque você pode estar em um estado de confusão total. O Dr. Robin Stern escreveu um livro The Gaslight Effect: como identificar e sobreviver à manipulação oculta que outros usam para controlar sua vida (3). Ela falou sobre como a iluminação a gás pode ocorrer em diferentes relacionamentos, como no escritório, em nossas amizades, entre pais e filhos e até mesmo em relacionamentos íntimos. Ela afirma que se trata de uma forma de abuso psicológico, pelo qual devemos detectá-la o mais rápido possível. Ela chamou isso de Gaslight Tango.
Você pode cuidar de si mesmo observando-se por meio de outro amigo de confiança, um conselheiro profissional ou apenas questionando-se honestamente. Aqui estão os sinais:
• Você frequentemente se sente desorganizado e insensato
• Você está regularmente se questionando
• Você se pergunta 'se você é muito sensível', várias vezes ao dia
• Você está sempre se desculpando com seu outro significativo
• Você ainda está dando desculpas para o comportamento do seu parceiro no trabalho e com amigos
• Você tem problemas para tomar decisões ingênuas
• Você sabe que algo está errado, mas não consegue identificar o que é
• Você não está feliz e não sabe por quê
• Você se sente desesperançado e triste na maioria das vezes
• Você questiona sua habilidade
• Você questiona seu valor várias vezes ao dia
• Você evita se explicar ao seu parceiro porque parece que o faz com muita frequência
cuando la vida te deprimeLeitura adicional: O que é o Love Bombing? Como saber se você está sendo bombardeado pelo amor
Exemplos de iluminação a gás
Aqui estão algumas frases comuns que você pode ouvir se estiver sendo iluminado a gás:
• Por que você é tão sensível o tempo todo?
• Você está apenas inventando coisas em sua cabeça.
• Você está exagerando!
• Você fala assim porque é muito inseguro!
• Pare de agir como louco; caso contrário, vou deixar você!
• Lá vai você de novo, você é sempre tão ingrato.
• Ninguém acredita em você, por que eu deveria?
• Você não é nada especial, apenas um mentiroso compulsivo.
Ouvir todas essas coisas pode causar danos significativos à sua saúde mental, mas você pode sair dessa. Lembre-se de que tudo isso pode parecer desafiador, mas você tem o poder de retomar sua realidade. Se você acha que isso é demais para você lidar sozinho, peça ajuda. Há muitas pessoas ao seu redor, como amigos, familiares e até estranhos, que tentarão ajudá-lo quando você entrar em contato. Você tem que identificar uma rede de apoio que pode ajudá-lo a superar este momento difícil.
Mostrar referências
Referências
1. Tormoen, M. (2019). Gaslighting: Como rótulos patológicos podem prejudicar clientes de psicoterapia. Psicologia Humanística, 1-19. DOI: o0r.g1 / 107.171 / 0770/202021261768718919886644258
2. Bell, G. (2020). As etapas da iluminação a gás. Aconselhamento de Batismo em Seattle. Obtido de https://seattlechristiancounseling.com/articles/the-stages-of-gaslighting
Prefieres jugar a los adultos
3. Stern, R. (2009). Identifique o “Efeito Gaslight” e recupere sua realidade. Psychology Today. Obtido de https://www.psychologytoday.com/gb/blog/power-in-relationships/200903/identify-the-gaslight-effect-and-take-back-your-reality