Quando nos apaixonamos, o mundo inteiro é nosso. Observamos o mundo através de óculos cor-de-rosa, o céu é azul, as árvores são mais verdes, as cores são mais intensas, tudo é mais fácil e bonito, e a vida ganha um novo sentido ... Emoções despertadas, vulcões de paixão, sentidos aguçados ... Tudo isso nos faz sentir mais jovens e saudáveis. Tais reações não são uma ilusão, porque nosso corpo e cérebro experimentam uma mudança incrível quando sentimos um “friozinho na barriga”. Então mudamos completamente, experimentamos uma metamorfose, física e emocional.
O que a ciência diz?
cómo superar estar enamorado de tu mejor amigo
Existem descobertas científicas de que no momento da paixão quase doze áreas diferentes do cérebro são ativadas, ou seja, o cérebro e o corpo despertam. A gravação por ressonância magnética mostra que existe uma zona neural que primeiro reage quando vemos a pessoa por quem amamos. Os impulsos ainda se transmitem para diferentes áreas do cérebro que ativam a secreção do hormônio, o que leva a uma série de mudanças, tanto físicas quanto psicológicas. Quando a flecha de Amor nos atinge, libera o hormônio da felicidade - dopamina, que, entre outras coisas, promove a disseminação das pupilas. A dopamina estimula as terminações nervosas de nossos olhos. Os músculos começam a rachar e as pupilas estão se espalhando ... Isso foi comprovado por muitos anos de pesquisas de cientistas noruegueses.
O amor costuma se manifestar de maneiras diferentes. Para um, representa uma sensação de paz e tranquilidade, e para outros, é repleto de grande paixão. Veja como você pode saber com certeza que se apaixonou.
Ele / ela é especial
Em um estado de amor, o parceiro se torna único. Além disso, uma pessoa tem a impressão de que nunca sentirá uma paixão semelhante por outra pessoa em sua vida. A causa disso é um aumento da concentração de dopamina no cérebro, uma substância química que é parcialmente responsável pela atenção e pelo foco.
Leitura adicional: 10 maneiras de encontrar o amor e ser amado como você deseja
Ele / ela é perfeito
Quantas vezes você já ouviu que o amor é cego? Não é apenas uma frase, há muita verdade nela. No amor, as pessoas muitas vezes glorificam os lados positivos dos parceiros, negligenciando todos os seus defeitos. Eles também se concentram em ocorrências triviais ou algo que os lembre de um ente querido e sonhos de boas lembranças. A dopamina desempenha esse papel fundamental, que se encarrega de aumentar a memória sob a influência de um novo estímulo.
Minha vida está um caos
No amor, muitas vezes sentimos instabilidade física e mental. Felicidade, euforia, excesso de energia, insônia, perda de apetite, tremores, aceleração do trabalho do coração e da respiração ... Tudo isso é amor. E o menor triângulo desse estado instável pode fazer com que as pessoas se sintam angustiadas, em pânico ou desespero. As mesmas mudanças de humor ocorrem em viciados em drogas. É por isso que o amor é uma das formas de vício.
Leitura adicional: Amor vs. Paixão - 21 Sinais Indicadores
Obsessão por ele / ela
Em média, no amor, passamos até 85% do tempo pensando em nosso parceiro. O pensamento forçado, o que é chamado esta forma de transtorno obsessivo-compulsivo, é devido a uma concentração reduzida de serotonina.
Se pudéssemos ficar juntos o tempo todo
A dependência emocional é característica dos amantes. Inclui possessividade, ciúme, medo da recusa e ansiedade devido à separação.
Leitura adicional: 6 razões pelas quais a maioria das pessoas tem medo do amor
Eu quero ficar junto para sempre
No amor, sempre encontraremos uma desculpa para estar ao lado um do outro e sonhar com um futuro comum juntos.
Eu vou te dar tudo
Embora, de outra forma, eles não tenham uma empatia altamente desenvolvida, os amantes muitas vezes sentem compaixão pela pessoa amada e sentem sua felicidade, aspirações ou dor como suas e estão dispostos a sacrificar tudo por essa pessoa.
Leitura adicional: 50 citações e provérbios inspiradores de amor
ser positivo en una situación negativa
Isso vai servir para ele / ela?
No amor, as pessoas estão prontas para mudar suas prioridades diárias, mudar hábitos, estilo de vestir, comportamento. Eles estão prontos para tudo, apenas para serem compatíveis como um ente querido.
Sexo não é tudo
O desejo por sexo é importante em um estado de amor, mas a conexão emocional é mais importante do que satisfazer necessidades puramente físicas. Um estudo mostrou que 64 por cento dos apaixonados não concordaram com a afirmação do questionário que dizia: 'Sexo é a parte mais importante do meu relacionamento com meu parceiro.'
Eu não posso me controlar
No amor, as pessoas sentem que não podem controlar suas explosões de paixão, o que muitas vezes admitem.
Leitura adicional: 3 razões pelas quais o amor não é suficiente para um relacionamento
Não temos medo de correr riscos com a pessoa que amamos
Assumir riscos com um parceiro fortalece a conexão entre duas pessoas e torna a conexão mais firme. A pesquisa mostrou que tais parceiros sentem que seu amor os torna mais protegidos e mais felizes.
“O amor é como a guerra: fácil de começar, mas muito difícil de parar.” - Honoré de Balzac